Você tem a coragem de expor sua vulnerabilidade? A pesquisadora americana Brené Brown, autora do livro “ A coragem de Ser Imperfeito”  explica que nos tornamos mais fortes e ousados ao aceitarmos que somos imperfeitos, vulneráveis e sim, temos medos.

Ela diz que vulnerabilidade não é conhecer vitória ou derrota; é compreender a necessidade de ambas, é se envolver, se entregar por inteiro”.

Ontem, durante uma consultoria estava conversando com um executivo sobre como criar um ambiente de trabalho mais produtivo e inovador e falei sobre o poder do “não sei”.

Trazendo as reflexões da pesquisadora para o universo corporativo, vale avaliar sobre a cultura do erro e da inovação nas companhias.

Uma empresa em que não é permitido errar ou que não se trabalha bem com o erro, não inova e ainda gera um ambiente de insegurança e de desconfiança.

O ser humano perfeito e inquestionável pode até ser um conceito sedutor, porém não existem na realidade humana, sendo assim o que temos a ganhar mascarando a vulnerabilidade?

Ao meu ver, só resultados pequenos e provisórios ao contrário do momento em que proporcionamos o “Não Sei”, essa é situação fantástica, talvez primeiro venham os preconceitos e julgamentos, porém depois dessa barreira destruída, abrem-se inúmeras portas e janelas para se encontrar respostas e perspectivas sobre diferentes situações e ainda funciona como uma chancela para os demais se questionarem se realmente sabem as respostas.

Acredito fortemente, que quando você assume que não sabe determinada resposta você se permite receber, trocar e construir ideias melhores do que aquelas já pré construídas e supostamente inquestionáveis.

Aqui fica meu convite, a ser um Ser imperfeito e se permitir inovar!