A Carol S. Dweck autora do livro “ Mindset: A nova psicologia do sucesso” traz o conceito que todos nós humanos possuímos uma atitude mental, um modo de pensar que ela nomeia como MINDSET.
São dois tipos de mindset e um deles é o grande responsável pelo SUCESSO e o outro é uma âncora fincada no fundo do oceano.
Temos o mindset FIXO e o mindset de CRESCIMENTO.
O Fixo que por muitas vezes atua como um âncora em sua caminhada para o sucesso, o “intuito” dele por vezes é de te “preservar”, entre suas principais características acredita que as habilidades, qualidades e competências são estáticas, ou você tem ou não tem.
É um perfil que não gosta de desafios, de correr riscos, visto que essas situações colocam em exposição suas fragilidades.
Como esse perfil acredita nas competências estáticas ele tem uma tendência fortíssima a julgamentos e rótulos, pessoas são inteligentes ou burras, seus liderados atendem as expectativas ou são desligados. Não usam seu tempo para treinar e desenvolver pessoas pois não acreditam que o esforço possa mudar o rótulo que já fizeram das pessoas.
O fracasso é talvez a situação mais complicada para esse mindset, afinal ele acredita que se fracassou se torna um fracassado e desconta toda sua raiva inferiorizando e culpando a equipe ou outras pessoas por suas falhas.
Como não vê a possibilidade de se desenvolver, aprender e evoluir, o fracasso por vezes o leva a um buraco quase sem saída, entrando no ciclo da vitimização.
Já as pessoas com mindset de crescimento acreditam que todas as suas habilidades e competências estão em construção, ou seja, podem ser desenvolvidas à medida que exista esforço e aprendizagem, sabem que isso pode levar algum tempo. Os riscos e desafios se tornam grandes oportunidades para se desenvolver. São pessoas que não veem o fracasso como resultado final e sim como uma jornada de aprendizado.
Ao se depararem com situações de fracassos aproveitam a situação para evoluir, são pessoas que investem seu tempo no desenvolvimento de outras pessoas, valorizam muito mais os esforços e aprendizados do que os resultados.
Inclusive no livro a autora tem um capítulo para tratar de elogios, como funciona o elogio por qualidade e o elogio por esforço e quais são seus reflexos em ambos mindsets.
Se estamos falando que o ideal é trabalharmos ao máximo com o mindset de crescimento, que quando mais aprendemos, nos esforçarmos, iremos evoluir e com esse tipo de raciocínio encontraremos a resposta para a pergunta anterior.
O elogio pelo esforço tem efeito muito mais motivacional do que o elogio pela qualidade, veja as duas frases de elogio abaixo:
“ Parabéns, você é muito inteligente!” direcionamento para o mindset fixo (qualidade é uma condição estática)
“Parabéns, vejo que se esforçou muito, buscou diversas estratégias de estudo para ir bem nessa prova.” Direciomento para o mindset de crescimento (qualidade é fruto de esforços está em desenvolvimento)
É muito importante entender e não rotular as pessoas com esse ou aquele mindset, pois todos nós possuímos os dois.
O que acontece é que um predomina mais que o outro mas se praticarmos (e esse é o caminho) a auto-observação veremos quando um ou o outro aparece e então poderemos tomar ações de melhoria e desenvolvimento.