Muito tem se falado sobre Constelações, então vamos entender um pouco sobre esse método e seus benefícios.

O que é? Trata-se de um método de diagnóstico e solução de problemas. Não é análise e nem psicoterapia, uma vez que, em uma única sessão é possível mostrar ao cliente a “causa do conflito” e chegar à solução.

Quem desenvolveu este método? O psicoterapeuta alemão Bert Hellinger descobriu que por lealdade a nossa família sistêmica, repetimos padrões negativos, como doenças e/ou comportamentos, que nos aprisionam, e nos impedem de obter sucesso tanto na vida pessoal, quanto na profissional.

Quem pode beneficiar-se com este método? A pessoa que tem uma questão inquietante, que a faz sofrer, e que, já buscou a solução para a mesma, através das diversas abordagens disponíveis no mercado, sem, contudo, obter sucesso. E todas as pessoas interessadas e que desejam dar um passo à frente na busca do seu desenvolvimento.

Como é feita a constelação? Pode ser realizada individualmente, ou em grupo, neste caso, o terapeuta conta com a ajuda dos participantes que são convidados a representar os familiares, ou pessoas envolvidas na questão apresentada pelo cliente.

Resultados. A constelação trata “a desordem no   sistema do cliente”, que está gerando “o conflito”, desta forma, através desta vivencia, o cliente tem a oportunidade de “ver” o que estava oculto, ou seja, com quem do seu sistema ancestral, ou com que evento, encontra-se identificado, por lealdade familiar.Neste processo, a revelação da “causa do conflito” leva à solução, onde o cliente tem a oportunidade de pedir a permissão ao seu sistema familiar para seguir em frente. Uma constelação pode levar o cliente à solução de seu problema e à harmonia das relações de todo seu sistema. É importante lembrar que entendemos por sistema familiar: nossos pais, avós, bisavós e todos que vieram antes, nossos irmãos e filhos, e os que virão depois, e, nossos cônjuges que conosco geraram filhos. Explicar o que é colocar uma constelação é tarefa difícil, assistir a uma constelação é uma experiência especial, porque mesmo sendo a questão do outro que está sendo trabalhada, a vivência nos toca profundamente.

Quais questões podem ser consteladas? Dificuldades ligadas aos relacionamentos nas esferas pessoal e profissional; na gestão de negócios; na saúde, etc. Hoje as constelações são usadas com sucesso também nas áreas da educação e no judiciário.

Onde, com quem constelar? A escolha do profissional requer cuidados, é necessário informar-se sobre a formação do terapeuta ou facilitador, como também é chamado o profissional que trabalha com constelações. É necessário formação especifica, em escola séria e autorizada pela equipe de Bert Hellinger.


Mariazinha Viera – Facilitadora de constelações sistêmicas familiares e organizacionais, terapeuta de casal e família com solida experiência no trato de conflitos.