Conversa com um, manda e-mail para outro, pede indicação de empresas que estão contratando, pesquisa vagas e dispara currículos para todas as vagas, pessoas e “moitas” que estiverem contratando.

Essa é a vida de quem está buscando um emprego. Toda essa correria e ansiedade por vezes deixam as pessoas cegas em relação ao principal, seu currículo!

Em mais de 13 anos de Gestão de Pessoas ainda vejo muitos erros simples que fazem com que o seu currículo não seja lido. Primeiro temos que entender o que é o currículo?!

Currículo, Curriculum Vitae ou simplesmente CV, é o seu cartão de visitas, ou melhor a chave que pode abrir a porta da oportunidade, pois é através dele que a grande chance da entrevista pode ocorrer, sendo assim esse documento deve ser redigido com muito carinho e atenção.

É um documento que reúne informações pessoais junto a sua formação acadêmica e sua trajetória no mercado de trabalho, com o intuito de demonstrar suas qualificações, competências e habilidades.

Ele precisa estar completo, sem erros e SEM informações FALSAS!

Vamos lá, algumas dicas:

  1. Dados Pessoais: Nome, data de nascimento, endereço, estado civil, telefone e e-mail são as principais informações, caso exista um telefone de recado coloque também, muitos deixam de ser contatados pois as empresas não conseguem contato, e você não quer isso né?

 

  1. Objetivo: Coloque a área de atuação, ex: Área jurídica, Recursos Humanos…, eu particularmente não gosto muito que se coloque o cargo como objetivo, por que a estrutura de cargos e salários de cada empresa é diferente, e pode ser que em determinada empresa o cargo de Coordenador seja mais vantajoso que o de Gerente na outra.

 

  1. Resumo de Qualificação: Conte brevemente sua história profissional com foco em seus resultados, que ganhos obteve, prêmios que ganhou, implantações que fez. Aqui é o momento de fazer efetivamente seu marketing, aproveite com moderação.

O currículo é a sua chave, gaste o tempo que for necessário nele para que as portas se abram para as entrevistas, você ser chamado para uma entrevista significa que o recrutador ficou interessado no que leu!

Mas e na entrevista, o que faço? Ou melhor o que não faço?

Isso eu conto em um outro artigo.